4 cuidados fundamentais no fornecimento de equipamentos para obras!

1 de setembro de 2017 Artigos

A busca de locação de equipamentos para obras tem sido cada vez mais frequente pela construtoras.

Optar pelo aluguel de grandes máquinas, como retroescavadeiras, motoniveladoras ou guindastes, por exemplo, evita que a empresa tenha que fazer um grande investimento não só para adquirir o equipamento como também para a sua manutenção. 

Outra vantagem da locação é que, com um planejamento bem feito, o gestor pode dispor das máquinas somente pelo período em que elas serão necessárias, o que ajuda na economia de recursos. 

No entanto, se você optar pelo aluguel de equipamentos para obras, é bom tomar alguns cuidados para não ter surpresas negativas, como despesas imprevistas ou problemas jurídicos.

No texto de hoje, vamos mostrar quatro cuidados fundamentais que você deve tomar durante a busca de equipamentos. 

1. Invista em uma consultoria jurídica

A locação de equipamento para obra, bem como qualquer serviço que envolva um terceiro, exige o registro do negócio por meio de um contrato, e esse é um dos pontos mais importantes para evitar que haja algum problema envolvendo o aluguel de máquinas. 

De modo geral, é importante seguir alguns passos para não ser surpreendido por um contrato malfeito e que possa gerar dor de cabeça para você e a sua empresa.

  • procurar uma consultoria jurídica especializada;
  • ler todas as cláusulas do contrato com bastante atenção;
  • prever consequências indesejadas, como multas em caso de atraso no pagamento ou má prestação de serviço por terceiros;
  • reescrever cláusulas ambíguas que possam gerar dupla interpretação;
  • separar o contrato em tópicos, deixando claro as obrigações e os direitos de cada parte envolvida.

2. Busque referências

Outro cuidado que você deve tomar diz respeito à empresa que escolher contratar na hora de alugar os equipamentos para obra.

Hoje em dia, está cada vez mais fácil buscar informações sobre as empresas na internet, tanto em sites como o Reclame Aqui, que reúne reclamações de clientes que apresentaram queixas sobre serviços malfeitos, como em consulta a processos e ações judiciais em tribunais tendo a empresa como parte envolvida. 

Conferir se a empresa tem alguma pendência e ir atrás de feedbacks de antigos clientes é uma garantia na hora de fechar o negócio.  

3. Faça contrato com seguro

Opte sempre por escolher uma locadora que tenha os seus equipamentos segurados. Talvez isso possa representar algum aumento de custo na hora de alugar a máquina na qual você tem interesse. No entanto, nunca sabemos se o equipamento pode apresentar algum tipo de problema quando está senso utilizado na sua obra. 

Também é importante verificar com o locador se ele oferece o serviço de operador da máquina. Esses detalhes precisam ficar bem esclarecidos para que não haja problemas caso ocorra algum tipo de imprevisto.  

4. Exija vistoria de equipamentos para obras

Na hora de alugar ou de devolver o equipamento, é importante que o locador garanta a qualidade do material que está entregando ou recebendo. Esse procedimento funciona como garantia para ambas as partes.

De um lado, o locatário garante que vai utilizar um equipamento de qualidade durante o período em que o aluguel vigorar. Já o locador terá a garantia de que a máquina foi devolvida sem avarias. 

Agora que você sabe um pouco mais sobre os cuidados que deve ter na hora de buscar uma empresa para alugar equipamentos para obras, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e informe mais pessoas sobre o assunto.