Conheça 3 dos principais tipos de contrato na Construção civil

12 de junho de 2017 Artigos

Os números da Construção Civil no primeiro bimestre de 2017 foram favoráveis, e a tendência é que esse setor retome o crescimento ao longo do ano, mesmo que lentamente, fortalecendo assim o novo momento econômico do país.

Com o crescimento do setor, cresce também a necessidade de se formalizar as relações de negócios na Construção Civil. Nesse contexto, os contratos de construção se destacam como peças-chave em todos os empreendimentos.

Se você deseja conhecer rapidamente três contratos de construção, vá em frente na leitura deste post.

1. Empreitada por preço global

Nesse tipo de contrato, a obra é negociada por um preço fixo e global, cujo objetivo é não existir variações até a conclusão do empreendimento.

É importante que o contrato firmado entre as partes especifique bem o objeto, seja rico em detalhes, pois assim é possível solucionar facilmente eventuais desencontros de expectativas, desentendimentos e respectivos prejuízos às partes.

2. Empreitada por preços unitários

Também conhecido como “contrato por tomada de preços”, nessa modalidade, os preços são calculados por unidade de medida, item a item, já pré-estabelecidos em uma planilha, um dos anexos contratuais.

Por exemplo, é estabelecido no contrato um preço específico para o metro cúbico de concreto, o metro quadrado de assentamento de piso, o metro linear de muro, o quilo de estrutura de aço, entre outras unidades.

O valor de cada unidade é multiplicado pela quantidade executada, sendo medida na obra e, desse modo, se obtém o valor mensal de acordo com a produção, e o valor total na conclusão do empreendimento.

3. Construção por administração

Nessa modalidade, a construtora executa a obra e é remunerada com base numa porcentagem previamente acordada, que pode variar entre 8% e 25%.

Geralmente, a construção por administração ocorre quando se tem um projeto ainda não definido na sua integralidade. Sendo assim, os detalhes de cada etapa da edificação são estabelecidos ao longo do andamento da obra.

O cliente que recorrer ao contrato de construção por administração deve atentar para o histórico da construtora no mercado, principalmente por que nesta espécie de contratação o preço da obra está atrelado aos valores efetivamente gastos em cada etapa.

E você, conhece outros tipos que não foram abordados aqui? Então deixe seu comentário!

Compartilhe