A importância da assessoria jurídica para empresas do mercado imobiliário

17 de julho de 2017 Artigos

Cada vez mais, os empresários do segmento imobiliário recorrem a uma assessoria jurídica para promoverem o sucesso dos seus contratos.

Eles sabem que precisam estar atentos às exigências administrativas e dos seus clientes. Pois, algumas vezes, por essa falta de cuidado, o desenvolvimento dos processos de compra e venda, acabam sendo insatisfatórios — uma postura que mancharia o nome e as referências de uma empresa no mercado.

Foi pensando nesses aspectos, que elaboramos este artigo. Nele, pretendemos demonstrar a importância de um suporte jurídico para a garantia da segurança e da credibilidade no andamento das transações e elaboração dos acordos. Acompanhe!

Por que a assessoria jurídica é importante?

Nos últimos anos, o crescimento do mercado imobiliário no país foi bastante significativo. Ele determinou não só uma chance de maiores investimentos, mas também a necessidade das empresas existentes se adaptarem ao novo cenário, além de preservarem as melhores práticas comerciais.

Por isso, tal contexto, acabou posicionando a assessoria jurídica como uma ferramenta essencial na prevenção de prejuízos e possíveis ações judiciais. 

Dessa maneira, já que se trata de uma advocacia preventiva e as transações imobiliárias envolvem muitos detalhes técnicos, não há nada melhor do que garantir que tudo ocorra conforme preveem as legislações.

A aquisição do serviço pretende colaborar com os empresários incentivando ajustes pertinentes e alinhados as previsões legais. Isso é um fator determinante, tanto para o crescimento empresarial quanto para a melhoria do padrão de qualidade oferecido aos clientes.

A aquisição desse tipo de serviço é obrigatória?

Não! As empresas não são obrigadas a possuírem uma assessoria jurídica, ela é apenas uma recomendação muito bem indicada e utilizada com sucesso por grandes empreendimentos.

Quem opta por este suporte usufrui da vantagem de se aproveitar das orientações adequadas para tomar as decisões mais eficazes. E isso inclui, desde a elaboração e análise de contratos, até os cálculos dos tributos imobiliários, por exemplo.

São tais resoluções e facilidades que atraem muitos empreendimentos do ramo imobiliário, como construtoras, administradores, condomínios, entre outros.

Portanto, por que não experimentar a ideia?

Como funciona?

Como já citamos, uma das maiores funções de uma assessoria advocatícia é a prevenção, mas há outros objetivos a serem cumpridos. Aqui, vamos pontuar alguns dos principais, para que você possa compreender melhor a abrangência dessa especialidade. Veja a seguir:

  • orientação nas transações imobiliárias;
  • regularização dos bens imóveis;
  • avaliação dos diversos tipos de contratos imobiliários;
  • assistência na realização de financiamentos;
  • orientação sobre relações trabalhistas, questões ambientais, urbanísticas e tributárias;

Atualmente, muitos escritórios de advocacia atuam no segmento. Contudo, é importante realizar uma boa avaliação para, enfim, contratar o seu consultor. Quando chegar o momento de fazer uma escolha, seja criterioso e opte por quem busca compreender as suas demandas.

E então? Nós lhe ajudamos a esclarecer suas dúvidas sobre a importância desse serviço? Esperamos que tenha compreendido o quanto ele pode ser útil para efetuação dos seus negócios imobiliários.

Se quiser, você também pode obter maiores informações sobre assessoria jurídica e outros assuntos relacionados. Clique aqui e entre em contato conosco. Estaremos prontos para lhe atender!

Compartilhe