Descubra a importância da assessoria jurídica na gestão de pleitos

21 de agosto de 2017 Artigos

Existe um exorbitante fluxo de serviços em toda companhia de sucesso, e para controlar essa grande movimentação é necessário fazer uso da assessoria jurídica na gestão de pleitos. Trata-se de um serviço relativamente novo, mas que já se tornou fundamental para garantir o faturamento de qualquer negócio.

Em virtude da falta de uma organização sistemática dos acordos comerciais, as empresas arcam com inúmeros prejuízos ou reduções de lucro todos os anos. Neste post você encontrará informações sobre a gestão de pleitos e a assessoria jurídica a ela relacionada. Acompanhe!

Pleitos/Reivindicações Contratuais

“Pleitos”, no campo das construções civis e acordos mercantis, são pedidos de modificações, reivindicações ou aditivos a serem realizados nos contratos empresariais. Quando uma parte negociante solicita um ajuste contratual, deve-se reunir com a outra para debater sobre a possibilidade da mudança, valor, prazos e demais peculiaridades contratuais.

Quanto maior a complexidade do projeto, maiores são as suas chances de sofrer alterações. A quantidade de pleitos requisitados pode gerar atrasos e confusões em todos os setores da empresa.

Diante dessas situações, surge a ferramenta em tela, que tem o objetivo de organizar e administrar as tais mudanças contratuais, formalizando os combinados, impedindo que surjam dúvidas e controvérsias prejudiciais para as empresas.

Como a gestão de pleitos auxilia a empresa financeiramente?

A gestão de pleitos tem a função de buscar o equilíbrio financeiro dos contratos, de forma contemporânea à execução do objeto, possibilitando o alcance do escopo dos mesmos e evitando prejuízo às partes envolvidas.

A equipe especializada no assunto estudará os impactos internos e externos do pleito, quando será possível realizá-lo, quais serão os custos adicionais e quais serão seus efeitos em longo e curto prazo.

Com a análise dos dados fornecidos, os negociantes tomarão decisões mais seguras e benéficas para a obra. Ainda é possível que o pedido de alteração seja desfeito, caso seja encontrada outra solução mais benéfica ao projeto.

Por que a assessoria preventiva é fundamental na gestão de pleitos?

Várias companhias costumam cometer o erro de acionar o advogado especialista somente após o problema ter surgido. Nesses casos, o dano já está causado e a empresa terá que aguardar por vários anos a questão ser decidida pelo Pode Judiciário, além de incorrer em maiores despesas, tais como custas, honorários periciais, dentre outras.

No gerenciamento de pleitos, o assessoramento jurídico visa resolver antecipadamente os problemas ou evitá-los, dando clareza e formalizando  alterações ao longo da relação.

Resolução de conflitos

Os juristas também detêm conhecimento das técnicas de conciliação e arbitragem. Em casos de conflitos entre companhias, o advogado solucionará os litígios de forma rápida e amigável e as partes evitarão desgastes desnecessários.

Diante das informações acima expostas, percebe-se que a assessoria jurídica na gestão de pleito gera inúmeras vantagens ao negócio, desde a rápida resolução de divergências até o aumento dos lucros, garantindo tranquilidade e segurança para a finalização da obra.

Ficou interessado na gestão de pleitos? Entre em contato agora mesmo com a Pinheiro de Morais & Hosken Advocacia e consulte com os melhores do mercado!

 

Compartilhe